Na defesa da qualidade de sementes e mudas!

1º Congresso CATARINENSE DE SEMENTES

Captura de Tela 2022-07-06 às 20.15.13

1º Congresso CATARINENSE DE SEMENTES

26 de agosto de 2022
|

Em agosto último, aconteceu o 1º Congresso Catarinense de Sementes em Xanxerê (SC). O evento foi organizado pela APROSESC em parceria com a Associação de Produtores de Sementes de Abelardo Luz e a Universidade do Oeste de Santa Catarina.

O tema do evento foi “Desafios e Inovações Tecnológicas”, buscando valorizar o potencial da cadeia produtiva no Estado.

Cerca de 400 congressistas participaram do evento, entre acadêmicos, professores, profissionais, consultores, pesquisadores, prestadores de serviços, produtores de sementes, cooperativistas e representantes da indústria, com interesse em debater e informar-se sobre os avanços tecnológicos, aplicações e novos rumos das pesquisas na área de sementes.

Dentre os principais assuntos abordados nas palestras, destacam-se os que se encontram a seguir:

Legislação: Certamente, um dos maiores problemas que os produtores de sementes enfrentam é a concorrência desigual com a produção ilegal de sementes, conhecida como pirataria. Nesse sentido, foram apresentadas e discutidas as atualizações na legislação, que possui reflexo direto no dia a dia do produtor de sementes.

 

Vigor de sementes: É sabido que há uma estreita relação entre o vigor das sementes e o potencial produtivo das culturas. Entender os princípios que definem o vigor, as nuances existentes, as diferentes metodologias de avaliação, bem como a forma de interpretação dos resultados, se constituem em um alicerce para o controle de qualidade. O potencial fisiológico reúne informações sobre a germinação e o vigor e constitui o “cartão de visitas” do lote de sementes, enfatizou M.F. Zorato, palestrante que abordou o tema.

Comercialização de sementes de soja por número: Tradicionalmente as sementes de soja são comercializadas por peso, seja em sacos ou em big bags. No entanto, as se‐ mentes podem variar muito em tamanho, em geral de 5 a 8 mm de largura; ou seja, é possível observar peso de mil sementes (PMS) inferior a 100 gramas nas menores e acima de 200 gramas nas maiores, resultando situações em que o número de sementes por quilograma varia de 4,1 mil a 9 mil sementes. A diferença potencial em número de sementes em um bag com mil quilos poderia ser da ordem de quase cinco milhões de sementes.

autoridades

Há alguns anos empresas passaram a comercializar sementes de soja por número (por exemplo, sacos com 200 mil sementes ou bags com cinco milhões de sementes), realidade ainda pouco observada em Santa Catarina e na região sul do país como um todo. A temática foi apresentada e discutida, sendo expostos os principais desafios e oportunidades que esta mudança de paradigma pode trazer ao setor. Um ponto alto do evento foi a discussão sobre os ajustes operacionais necessários para implementar esta sistemática.

virginiaInteligência Artificial e Rastreabilidade: Dentre as muitas tecnologias existentes para a agricultura e, consequentemente, para o produtor de sementes, podem ser elencadas ferramentas que permitem fornecer ao usuário final do produto (agricultor) e aos gestores de qualidade informações “just in time”; elas permitem uma rápida tomada de decisão ou escolha mais assertiva entre diferentes opções, além de propiciar possibilidade de identificar a causa de algum eventual problema. Por outro lado, a análise de imagens e a inteligência artificial conseguem identificar sutis variações imperceptíveis ao olho humano, permitindo, por exemplo, analisar, em questão de minutos, o percentual de sementes em uma amostra que pertencem a determinada cultivar. Esta tecnologia está bem ajustada para trigo e tem se mostrado muito promissora para soja.

Comentário final

Com a retomada dos eventos presenciais, é notória a alegria no rosto das pessoas participantes. O “modus operandi” virtual viabilizou muita coisa durante a pandemia, mas não conseguiu substituir o “olho no olho” nem o “aperto de mão”. O 1º Congresso Catarinense de Sementes foi um sucesso de público. Na cerimônia de abertura, que contou com a participação do Secretário da Agricultura de Santa Catarina, todas as autoridades evidenciaram a importância do evento. Organização impecável, tecnologia de ponta e palestras de alto nível. O setor ganha. Que seja o primeiro de muitos. Parabéns aos organizadores e idealizadores pela iniciativa.

Geri Eduardo Meneghello
gmeneghello@gmail.com